“O Defensor do planeta”

Fonte: planetaeducação


Em Setembro de 2006   a revista tabu publicou uma entrevista sobre o, ex-candidato democrata e ex-vice-presidente Al Gore que decidiu passar a mensagem ao grande público através do filme  “ uma verdade inconveniente”                                                                                                                     

Com isto vou subscrever algumas das resposta referidas por Al Gore ao entrevistador Paulo Portugal

“Se fosse presidente dos EUA teria poder para alterar a visão da América relativamente ao aquecimento global ?”
“Sim, mas só até certo ponto. O sistema americano está desenhado para dificultar a atuação governamental. A América foi fundada num período de ressentimento contra o Rei Jorge, de Inglaterra e, dividiram-se poderes de forma a garantir uma questão passasse por diversas pessoas até se poder agir – mas, mesmo assim  ninguém tem mais influência do que o presidente. Quando fui a Quioto tentar chegar a um entendimento, fiquei do que consegui – porém, quando cheguei aos EUA, só um dos cem senadores estava disposto a votar para ratificação do tratado”.

“Como é que as decisões políticas têm contribuído para esta crise ambiental ?”
“Há muitas decisões politicas no mundo inteiro a contribuir para esta crise. Um dos erros  fatais é o de os EUA não alinharem pelo protocolo de Quioto.”

“Se tivesse ganho as eleições em 2000, o que seria hoje diferente ?”
“Bom, provavelmente  não andaria na passadeira vermelha em Cannes.”

“Ao colocar o dilema entra a economia e planeta, que argumentos usaria para que se oetasse  pelo segundo ?”
“Há muitos empresas a ter lucros fabulosos por serem as primeiras a desenvolver as novas tecnologias mais “limpas” que ajudam a reduzir a crise ambienta. Os automóveis Prius  têm uma enorme lista de espera só nos EUA. Por isso,  empresas como general Motors, que resistem à mudança , vivem agora um grande problema. As companhias que desenvolvem filosofias de liderança nesse domínio estão a ser compensadas pelo mercado e pelos consumidores. O meio ambiente e o mercado não estão de costas voltadas . A poluição é um  desperdício.  E quando o desperdício é eliminado ganhos em eficiência.”

“Está a par da situação dos incêndios em Portugal ?”
“Sim, é um desastre e incluo o vosso caso nos meus slide shows. Os incêndios em Portugal têm também na sua origem as temperaturas altas, que secam o solo e a vegetação . Os fogos florestais são uma das principais consequências do aquecimento global.”


Comentário: Al gore com este documentário procura susceptibilizar a mente humana, que não podemos continuar com comportamentos inadequados que tem sido repetidos ao longo de décadas. Pois só temos este planeta e temos de preserva-lo para nosso próprio beneficio e do próximo. Como Al gore referiu  “È preciso mudar hoje” !  

Sem comentários:

Enviar um comentário