A Teoria de Wegner

Em 1922 Wegner sugeriu que: “ os continentes eram constituídos por materiais menos densos que assentavam sobre materiais mais densos semelhantes aos que constituem o fundo oceânico “ com isto o meteorologista alemão formulou a hipótese de no passado os continentes estarem todos unidos formando um super continente denominado de Pangea  e de um único oceano  designado de Pantalassa  porém há 220 milhões de anos este continente desintegraram-se. Esta teoria proposta por Wegner ficou conhecida por deriva dos continentes, o grande problema do geofísico e meteorologista alemão foi tentar explicar-se pois as teorias mobilistas não eram aceites e Wegner não disponha de material necessário nem de mentes abertas que o ajudassem a confirmar a sua teoria e a primeira guerra mundial retirou alguma atenção a sua descoberta.                                                                                              
 Porém Wegner  para fundamentar a sua teoria  apoiou-se em:

·         Argumentos geológicos nas suas diversa viagens á Gronelândia lhe tenham facilitado a construção de uma analogia, com a base da observação de um iceberg.

·         Argumentos geodésicos para apoiar a sua teoria comparou a variação de longitudes entre a Gronelândia e a Europa utilizando ondas rádio.

·         Argumentos geológicos as semelhanças entre as regiões continentais  actualmente separadas. Para se constatar este facto, bastava aproximar essas zonas continentais.

·         Argumentos paleontológicos- o registo fóssil encontrado em zonas de encaixe  continental como por exemplo entre a América do sul e a África o registo de fosseis era semelhante

·         Argumentos paleoclimáticos-  Wegner defendia  que cada zona climática específica  implica meios sedimentares diferentes originado diferentes materiais geológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário