Vulcão submarino El Hierro entra em erupção perto das Canárias.

Desde o dia 17 de Julho, já foram registados na ilha canária de El Hierro 8 519 sismos. Milhares de movimentos sísmicos nas últimas semanas levaram especialistas a afirmar que uma erupção vulcânica está prestes a acontecer. Devido ao alerta, as crianças hoje não tiveram aulas, 300 pessoas foram evacuadas da zona de Frontera e o principal túnel da ilha está encerrado.
Apesar de a ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, e o presidente das Canárias, Paulino Rivero, terem divulgado hoje uma mensagem a apelar à tranquilidade  aos habitantes da ilha, teme-se o pior. 


                      Atividades Sismicas Na Zona Do El Hierro

 

Risco de tsunami

Se o vulcão entrar em erupção com grandes explosões, os especialistas temem que o fenómeno possa gerar um grande tsunami que, na pior das hipóteses, "engoliria" a ilha onde vivem cerca de 10 mil pessoas. 
Apesar disso, o nível de alerta amarelo, decretado a 23 de Setembro, ainda não foi alterado.
A situação, semelhante à que se viveu no final do século XVIII quando também se temeu que o vulcão entrasse em erupção, obrigou esta madrugada à retirada de dezenas de pessoas das suas casas. O Governo canário assegura que a comunidade autónoma está "perfeitamente preparada" para evacuar a população da ilha e responder a uma situação de catástrofe. 

 

Piores cenários

  • O jornal "La Opinión de Tenerife" avança com os piores cenários. O primeiro seria a necessidade de evacuação da população da ilha em apenas cinco barcos e em menos de quatro horas.
  • Outro cenário, ainda mais dramático, seria a formação de um grande tsunami, hipótese que o Instituto Geográfico Nacional espanhol (lGN) considera muito remota, uma vez que os cientistas esperam uma erupção de fraca intensidade.
  • O Governo espanhol pôs à disposição das ilhas Canárias todos os meios de emergência.
  • Entretanto, cientistas do Instituto Geográfico Nacional estão a percorrer as povoações de El Hierro para explicar o que pode acontecer, acalmar a população e responder às suas dúvidas. A Proteção Civil das Canárias preparou um dispositivo para, no pior dos casos, evacuar 4000 pessoas em quatro horas, tendo já sido contactadas a Marinha e as linhas aéreas que operam nas Canárias para o caso de erupção.
Curiosidades:

"Nesta noite, sensores na ilha registraram o início de um processo de erupção", declarou à AFP Alicia Garcia, que pertence a uma equipe de vulcanólogos que monitora a região.

"Não há uma manifestação visível, apenas detectável por instrumentos", em razão da profundidade do local de erupção, explicou.

"O que ainda não sabemos até o momento, é se ele só liberou gás ou se já liberou magma", afirmou o chefe da administração da ilha Hierro, Alpidio Armas.

A erupção "não será sentida na ilha. Ela está a 5 km e a uma profundidade de 600 - 1.200 metros. Segundo os cálculos, tudo o que acontece a mais de 600 metros de profundidade não pode sair".
Localizado no Atlântico sobre um vulcão submarino antigo, a pequena ilha espanhola de Hierro sofre há quase três meses tremores múltiplos que preocupam os vulcanólogos, que temem uma erupção na ilha.

A erupção foi registrada dois dias após um terremoto de magnitude 4,3 na escala Richter, o mais forte entre os 9.000 registrados na área nas últimas semanas.

As ilhas Canárias não sofreram com nenhuma erupção desde a de Teneguia, na ilha de La Palma em 1971.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário